Vistoria Inicial pra quê?

É um descritivo para conferir o estado de conservação do imóvel, constando fotos e descrições dos ambientes. Ela é extremamente importante. Nela, constará o estado do imóvel no início da locação de maneira bastante detalhada.

Ela existe para fornecer a segurança ao proprietário de que, quando seu imóvel for devolvido, ele o receberá na mesma situação encontrada no início da locação. O locatário fica ciente de que este relatório será utilizado na desocupação para base de comparação, e que é sobre ele que serão cobradas as divergências nos ítens citados.

Por isso, salientamos a importância de comparar o documento com as reais condições em que recebeu o imóvel e, ao notar diferenças, as enviar para a Brognoli, informando com fotos e detalhes as cláusulas discordantes da vistoria.
Por exemplo: acabei de alugar meu imóvel, observei furos no azulejo que não constavam na vistoria.

Devo encaminhar essa divergência à vistoria da Brognoli, deixando-a ciente da sua existência. Assim, uma vez que a imobiliária concorda com divergência, o locatário sai imune da responsabilidade de reparar algo que não é de sua responsabilidade no fim do contrato.